Por Márcia Martins

Comunidade da Escola Estadual Boa Esperança, localizada no Distrito de Ourolândia, município de Alta Floresta, apresentou para o deputado Romoaldo Júnior (MDB) necessidade de viabilização de um posto de transformação elétrica para o colégio que comporta aproximadamente 150 alunos. Em acolhimento ao pedido o parlamentar apresentou a Assembleia Legislativa à indicação nº 129/2020.

Na justificativa foi ressaltado que algumas escolas enfrentam problemas sérios para lecionar devida a ausência do equipamento, ou pela incapacidade dos existentes nelas, não atenderem a demanda.

“O alto consumo de energia de um estabelecimento escolar, tais como freezers, lâmpadas, computadores, ar condicionado e outros, exige a instalação desta tecnologia. Inclusive, muitas escolas possuem computadores e ar condicionados que não estão instalados pelo fato de não possuírem posto de transformação”, explicou Romoaldo ao reforçar que o pleno funcionamento dos equipamentos eletroeletrônicos das unidades de ensino reflete diretamente no aprendizado e bem-estar de alunos e professores.

Resumidamente, o posto de transformação, ou simplesmente PT, é uma instalação onde acontece à transformação da energia elétrica de média para baixa tensão, alimentando a rede de distribuição de baixa tensão. Os níveis de tensão necessários para a boa estabilidade de um sistema elétrico são obtidos por meio das instalações em que se usam os transformadores - os PT’s têm a função de reduzir a tensão de níveis elevados para níveis utilizáveis pelos consumidores finais.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa de Gabinete
(65) 99243-2021